terça-feira, 25 de setembro de 2012

Gravitação - Leis de Kepler

<     1) O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.” Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta:

(A) se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade.
(B)   se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e  que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena.
(C)   não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por  base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais.
(D) não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.
(E)não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

.

<    2) Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que:

(A) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.
(B) opérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.
(C) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.
(D) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.
(E) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.




Solução:
1- D
2- E
Comentários,
A primeira questão vem mais tratar o conceito de força peso do que propriamente de gravitação e leis de Kepler como diz o título que selecionei para essas questões. Força Peso é a força que a Terra faz sobre os corpos devido a sua atração gravitacional. A letra D é a única opção onde esse conceito é abordado corretamente. 

Na segunda questão muitos absurdos são ditos.  
Uma ideia não é mais valiosa, do ponto de vista científico, por ser mais antiga e tradicional, mas sim por estar coerente com a experiencia. 
Não sei ainda quem foi o Rei Sol, mas é um termo que não é usado no contexto científico. 
Copérnico foi censurado pelas autoridades da época e não pode publicar seus estudos a cerca do sistema solar heliocentrico, questões ideológicas estimuladas principalmente pelo clero eram contrárias a essa visão de mundo.  
A Mecânica Celeste desenvolvida por Kepler não tem nenhuma relação com o desenvolvimento econômico e científico da Alemanha, não que eu tenha notícia, heheheee.